Núcleo Docente Estruturante – NDE

O Núcleo Docente Estruturante foi instituído na UFSC pela com a Portaria nº 233, de 25 de agosto de 2010, possuindo caráter consultivo, propositivo e executivo em matéria acadêmica e, de acordo com o art. 3 desta portaria, o NDE possui as seguintes atribuições:

I – Elaborar o projeto pedagógico do curso definindo sua concepção e fundamentos;

II – Estabelecer o perfil profissional do egresso do curso;

III – Avaliar e atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso;

IV – Conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário;

V – Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso definidas pelo Colegiado;

VI – Analisar e avaliar os planos de ensino das disciplinas e sua articulação com o projeto pedagógico do curso;

VII – Promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico. Formulação, implementação, avaliação e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso, sendo que todas as suas proposições são submetidas à apreciação e deliberação do Colegiado do Curso.

O NDE do curso se reúne com frequência mínima de 3 (três) vezes por semestre para discutir e apreciar questões que lhe compete.

No contexto da UFSC – Campus Blumenau, no curso de Licenciatura em Química, a atual composição do NDE, instituído pela Portaria nº 005/BNU/2017 de 06 de fevereiro de 2017, é constituído por 9 (nove) docentes.

Ao indicar os membros para compor o NDE do curso, o colegiado do curso pretende que este seja composto por ao menos um representante de cada uma das cinco áreas da Química (Ensino de Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química), um docente da área das humanidades, um docente da área da Matemática e um docente da área de Física. Tal arranjo de docentes busca assegurar maior integração entre as áreas supracitadas e uma continuidade no processo de acompanhamento e avaliação do curso.