Os cursos

23/07/2018 16:22

Licenciatura em Química

O curso de Licenciatura em Química da UFSC Campus Blumenau visa formar profissionais com conhecimentos científicos e didático-pedagógicos das áreas da Química e afins e área da Educação. Esses conhecimentos e habilidades são necessários para sua atuação como professor de Química em diferentes instituições e espaços educativos, além de possibilitar a atuação profissional na área química, de acordo com as fundamentações legais.

O licenciado em Química, como profissional da área, poderá atuar como professor da Educação Básica, além de poder atuar como químico, de acordo com a legislação vigente. Também poderá atuar como pesquisador nas subáreas da Química (Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica), Ensino de Química ou Educação.

• Número de vagas: 50 (entrada anual)
  • Turno de funcionamento: Noturno
  • Regime Acadêmico: Semestral
  • Formas de ingresso: Em conformidade com os critérios estabelecidos pela UFSC, a seleção dos candidatos poderá ocorrer via vestibular da UFSC; via Sistema de Seleção Unificada (SISU)/Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e via edital de transferências e retornos de graduados, mediante disponibilidade de vagas, de acordo com o disposto na Resolução n17/CUn/97, art. 87.
  • Período de Integralização Curricular: mínimo 9 semestres e máximo 14 semestres.
  • Conceito MEC: 4 (muito bom). Acesse a portaria de reconhecimento.

Disciplinas

Dentre todas as disciplinas do curso, apresentam-se algumas delas como: Química Orgânica e Biológica, Termodinâmica Química, Soluções e Equilíbrios entre Fases, Química Analítica, Métodos Instrumentais de Análises, Estratégias e Instrumentos para o Ensino de Química, Organização Escolar, Didática, Estágio Supervisionado. Acesse o Projeto Pedagógico de Curso.

Perfil do Egresso

O egresso deverá apresentar uma formação baseada nas diferentes perspectivas teóricas que subsidiem a compreensão do ensino-aprendizagem, apresentando o domínio de conteúdo e a sua integração na construção dos diversos saberes e de forma contextualizada. Além disso, deverá compreender o sistema organizacional e as concepções históricas, tecnológicas e pedagógicas que modelam a realidade educacional. Dessa forma, o egresso do curso de licenciatura em Química estará apto a atuar como docente em diferentes instituições de ensino, bem como atuar no planejamento e em setores relacionados à organização e legislação inerentes ao domínio escolar.

O egresso do curso de Licenciatura em Química também estará apto a realizar estudos de pós-graduação em áreas de seu interesse, além de estar preparado para atuar como profissional da área em consonância com a legislação vigente.

Bacharelado em Química

O curso de Bacharelado em Química da UFSC Campus Blumenau visa ampliar a função eminentemente social da Instituição, tendo como cenário o contexto socioeconômico e cultural da região em que está inserida. A formação de profissionais com competências e habilidades na área da Química possui fundamental importância, permitindo que estes atuem como agentes do desenvolvimento regional e como crítico das atuações dos setores públicos e privados no que se refere, por exemplo, às condições ambientais.

• Número de vagas: 50 (entrada anual)
  • Turno de funcionamento: Vespertino e Noturno
  • Regime Acadêmico: Semestral
  • Formas de ingresso: Em conformidade com os critérios estabelecidos pela UFSC, a seleção dos candidatos poderá ocorrer via vestibular da UFSC; via Sistema de Seleção Unificada (SISU)/Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e via edital de transferências e retornos de graduados, mediante disponibilidade de vagas, de acordo com o disposto na Resolução n17/CUn/97, art. 87.
  • Período de Integralização Curricular: mínimo 8 semestres e máximo 12 semestres.

Disciplinas

O curso contempla em sua matriz curricular disciplinas como Química Orgânica, Química inorgânica, Química Biológica, Química Ambiental, Química de Superfície e Colóides, dentre outras que proporcionarão uma formação integral do graduando para o futuro exercício profissional. Para verificar o Projeto Pedagógico do Curso completo, clique aqui.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Bacharelado em Química da UFSC Campus Blumenau, terá uma formação profissional generalista com amplo domínio teórico e prático das técnicas básicas de laboratórios e seus equipamentos, assim como dos conceitos e teorias que regem a estrutura e a reatividade da matéria. Esta formação possibilita a atuação nas atividades socioeconômicas que evolvam os processos da transformação da matéria, análises químicas, pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, métodos e processos. O profissional também deverá saber reconhecer a Química como uma construção humana, além de compreender os aspectos históricos envolvidos no processo de construção do conhecimento e suas relações com o contexto cultural, econômico e político.